PR: Taxista de 85 anos encerra 59 anos de carreira no dia do vencimento da CNH

Antônio, o 'Boa Gente', dirige táxi por 59 anos. — Foto: Rogério Pinheiro/RPC
Taxista de 85 anos encerra 59 anos de carreira em Londrina após ser baleado e esfaqueado durante corridas
Depois de quase seis décadas atrás do volante, o taxista Antônio Teixeira Maciel, de 85 anos, decidiu encerrar a carreira.
Conhecido em Londrina, no norte do Paraná, pelo apelido de "Boa Gente", ele se despedirá da profissão no dia 29 de junho, data em que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vence.
A decisão foi tomada em conjunto com a família e marca o fim de uma trajetória de 59 anos como motorista de táxi.
Segundo a reportagem da RPC, a profissão permitiu que Antônio Teixeira Maciel criasse os três filhos e construísse uma ampla rede de amizades pela cidade.
Mesmo aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele permaneceu na ativa, acompanhou as transformações da profissão, passou a utilizar aplicativos de corrida e se adaptou às novas formas de pagamento.
Ao longo dos anos, porém, Antônio Teixeira Maciel também enfrentou momentos difíceis.
O motorista foi vítima de assaltos, sofreu um ataque a faca e chegou a ser baleado durante uma corrida.
Em um dos episódios mais marcantes, ele transportava dois homens quando foi atingido por dois disparos próximo ao destino indicado pelos passageiros.
Após o crime, os assaltantes levaram o veículo, que acabou sendo abandonado pouco depois.
"Quando cheguei no hospital, o médico localizou a bala, ela pegou raspando a coluna. O médico falou: "Antônio, você tem que beber um champanhe com a família". Quando encontrei a esposa no corredor, até chorei", relembrou, em entrevista à RPC.
Apesar dos sustos vividos ao longo da carreira, Antônio Teixeira Maciel afirma ter orgulho do que construiu e destaca que mantém seguro para o veículo há mais de 30 anos sem nunca ter precisado acioná-lo.
A despedida, segundo ele, acontece por escolha própria e no momento certo.
"Eu mereço não parar só quando vier um imprevisto ou ficar doente", disse à RPC.
Com a aposentadoria definitiva, "Boa Gente" deixará as ruas de Londrina, mas levará consigo as histórias acumuladas em quase 60 anos de profissão.