CNPE adia reunião sobre aumento do etanol

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Pela terceira vez consecutiva, reunião do CNPE que debateria elevação do etanol na gasolina de E30 para E32 é cancelada sem nova data
O governo federal cancelou a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estava marcada para esta quarta-feira (24/6), na qual seria debatido o aumento do percentual de etanol anidro na gasolina de 30% (E30) para 32% (E32). Com o cancelamento, a composição da mistura do biocombustível na gasolina segue sem previsão de alteração. Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a reunião do CNPE foi adiada por motivos de agenda, acrescentando que uma nova data será divulgada em breve. Esta é a terceira vez consecutiva que o encontro do conselho destinado a debater o tema é postergado.
A proposta de elevação do E30 para o E32 vem sendo anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por integrantes do seu governo desde abril. Naquele mês, Lula declarou que a mistura obrigatória de etanol na gasolina seria ampliada, juntamente com o aumento da mescla de biodiesel no diesel de 15% (B15) para 16% (B16). A reunião do CNPE para deliberar sobre o assunto havia sido agendada inicialmente para o dia 7 de maio, depois remarcada para o dia 11 do mesmo mês e, em seguida, novamente adiada e cancelada. No início deste mês, em 9/6, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que uma reunião do CNPE seria convocada em até 15 dias para tratar da implementação do E32.
Já com o encontro do colegiado agendado para esta quarta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) havia anunciado, durante evento no Mato Grosso no último sábado (20/6), que a mudança da mistura da gasolina do E30 para o E32 receberia a aprovação do CNPE na reunião desta data. A estimativa do MME é que a adoção do E32 reduza em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade do país de importar gasolina do exterior, com potencial de zerar as importações do combustível e tornar o Brasil autossuficiente no abastecimento. O CNPE é um órgão composto por ministros do governo federal e presidido pelo titular do MME. Além de Silveira, integram o conselho como membros efetivos outros 16 ministros e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).