Japão nunca se classificou em mata-mata e tenta quebrar tabu contra o Brasil

Jogadores da seleção japonesa comemorando um gol durante uma partida da Copa do Mundo © Daniel Becerril
Adversário do Brasil em 29/6, o Japão busca superar tabu histórico: em quatro mata-matas disputados, foi eliminado em todos
A seleção do Japão enfrenta o Brasil na próxima segunda-feira (29/6), em Houston, com a missão de superar um tabu histórico: os japoneses nunca conseguiram avançar em um mata-mata de Copa do Mundo. Em quatro oportunidades em que chegaram à fase eliminatória, foram eliminados logo no primeiro confronto decisivo.
A presença do Japão em Copas do Mundo é relativamente recente. Nos primórdios da competição, disputada desde 1930, o país não possuía uma liga profissional e o futebol tinha pouca expressão popular. A situação começou a mudar após investimentos na estrutura e na formação de jovens atletas, o que permitiu ao país estrear em um Mundial apenas em 1998, na França. Desde então, o Japão esteve presente em todas as edições seguintes do torneio.
Em três ocasiões, os japoneses sequer passaram da fase de grupos: nas Copas de 1998, 2006 e 2014. Nas outras quatro participações, conseguiram avançar, mas esbarraram sempre no primeiro mata-mata.
O histórico japonês nas fases eliminatórias
Em 2002, quando o Japão dividiu a organização do torneio com a Coreia do Sul, a campanha terminou nas oitavas de final com uma derrota por 1 a 0 para a Turquia.
Em 2010, na África do Sul, após empate sem gols com o Paraguai, o Japão foi eliminado nos pênaltis.
Em 2018, na Rússia, abriu 2 a 0 sobre a Bélgica, mas sofreu a virada e perdeu por 3 a 2.
Em 2022, no Catar, empatou em 1 a 1 com a Croácia e caiu novamente nos pênaltis.
Em 2026, na primeira Copa do Mundo com 48 seleções, o formato inclui uma fase de mata-mata antes das oitavas de final. O Japão avançou da fase de grupos e terá pela frente justamente o Brasil nessa etapa, com a chance de quebrar o tabu que persiste há quase três décadas em Mundiais.