Anitta é criticada por pronunciamento tardio sobre caso de racismo

Cantora Anitta
Internautas questionam demora de Anitta em se posicionar sobre condenação de Rodrigo Branco por racismo
O posicionamento de Anitta sobre Rodrigo Branco, após a condenação do empresário por racismo, gerou uma onda de críticas nas redes sociais. Apesar de a cantora declarar que não compactua com atitudes racistas, parte dos seguidores questionou o fato de a manifestação ter ocorrido somente agora, após anos do episódio e sob pressão pública. Entre as reações, internautas apontaram a demora da artista em se pronunciar. "Precisou de 6 anos, 6 anos a Thelma falando na mídia, vídeos dele sendo racista pra ela se posicionar, e isso por pura pressão", escreveu uma seguidora.
Outra internauta também questionou: "Muito lindo o pronunciamento, mas em 2020 ela já não se tocou que ele cometeu um crime? Em maio desse ano tem post dos dois abraçadinhos em NY. E um comentário dela: "te amo"". Além da demora, alguns seguidores cobraram coerência da artista ao citar outras situações. "Ué, mas estava ativa outro dia falando do tigrinho… nada contra, mas assim soa meio hipocrisia da grande massa", comentou uma pessoa.
Outro comentário questionou a necessidade de pressão para que figuras públicas se posicionem: "Por que o pessoal precisa esperar ser cobrado pra se posicionar? São pessoas influentes, públicas. Deveriam ter sensibilidade com esses assuntos sem que precisassem de pressão". Houve ainda quem afirmasse que o pronunciamento teria sido motivado exclusivamente pela repercussão do caso. "Até 4 semanas atrás tava falando que amava ele. Só fez isso por pressão pública", escreveu um internauta.
Em publicação feita na quinta-feira (25/6), Anitta afirmou que "racismo é crime" e declarou que não passa pano para amigos que cometem crimes. "Racismo é crime. Quem comete é racista e deve lidar com as consequências de seus atos, assim como Rodrigo Branco e tantas outras pessoas famosas, influentes e anônimas que cometeram ou cometem esse crime", escreveu.
A cantora também destacou que relações pessoais não devem se sobrepor a situações consideradas graves. "As relações pessoais e de amizade entre mim e qualquer pessoa jamais vão se sobressair a um ato tão vergonhoso, nojento e criminoso", afirmou. Rodrigo Branco foi condenado em uma ação movida por Thelma Assis após declarações feitas durante uma live em 2020, quando ela participava do Big Brother Brasil. Na ocasião, o empresário afirmou que a torcida da médica no reality existia "porque ela é negra coitada". A fala gerou repercussão e resultou em uma disputa judicial.
No dia 15 de junho, a Justiça de São Paulo condenou Rodrigo Branco a pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais à Thelma. O assunto voltou a ganhar destaque após o empresário publicar um vídeo pedindo desculpas pelo episódio. A repercussão aumentou ainda mais depois que diversas celebridades deixaram mensagens de apoio a Rodrigo, o que gerou novas críticas nas redes sociais e reacendeu o debate sobre o posicionamento de figuras públicas diante de casos de racismo.