Walace é emprestado pelo Cruzeiro ao Vitória

Volante Walace - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Volante com contrato até 2028 deixa o clube mineiro por empréstimo após episódio de indisciplina e dificuldades para se firmar
Após aproximadamente seis meses de indefinição, afastamento e tentativas de resolução, o Cruzeiro encontrou um novo destino para Walace. O volante, que ainda tem contrato com o clube mineiro até o fim de 2028, será emprestado ao Vitória até dezembro deste ano, em uma solução considerada momentânea para ambas as partes. No Vitória, o baiano de Salvador terá a oportunidade de ficar mais próximo de sua família e conquistar mais minutagem em campo, o que pode servir de vitrine para que o Cruzeiro consiga negociá-lo futuramente.
A equipe rubro-negra disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e está nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Cruzeiro contratou Walace em julho de 2024, junto à Udinese, da Itália, por cerca de R$ 36 milhões na época — era a primeira janela de transferências da gestão de Pedro Lourenço. O jogador era cobiçado por outros clubes pelo destaque que havia conquistado na Europa, especialmente pela capacidade de realizar desarmes. No entanto, Walace jamais conseguiu se firmar em Belo Horizonte. Chegou com status de titular, mas rapidamente perdeu espaço e atravessou as temporadas de 2024 e 2025 com dificuldades para se impor, independentemente dos treinadores que passaram pelo clube.
O Cruzeiro iniciou 2026 com foco em encontrar um novo destino para o meio-campista de 31 anos, mas não obteve êxito, especialmente em razão dos altos custos envolvidos. Em fevereiro, a diretoria anunciou sua reintegração ao elenco, mas, novamente, sem sucesso. Walace atuou apenas uma vez nesse período: contra o Pouso Alegre, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Em abril, um episódio de indisciplina "enterrou" de vez sua passagem pela Toca da Raposa. O caso desagradou colegas e gestores, fez com que ele deixasse de ser relacionado para os jogos e tornou sua saída do Cruzeiro cada vez mais inevitável. Em cerca de dois anos com a camisa celeste, Walace realizou 46 partidas e marcou apenas um gol.