Presidente da CBF é acusado de comentários inadequados sobre futebol feminino

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Presidente da CBF é acusado de comentários inadequados sobre futebol feminino e suposto uso indevido de verbas da entidade
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, está no centro de uma série de denúncias envolvendo comentários considerados inadequados sobre atletas do futebol feminino e suposto uso indevido de verbas da entidade. As revelações foram feitas pelo jornalista Leo Dias durante o programa "Melhor da Tarde" e teriam causado desconforto entre dirigentes da confederação.
Segundo Leo Dias, Samir Xaud costumava fazer comentários sobre conquistas amorosas em contextos informais. "Em rodas de jantares, o presidente usa e fala de conquistas amorosas e extraconjugais como se estivesse marcando um gol", afirmou o apresentador. O jornalista relatou ainda que o dirigente teria comentado com amigos sobre um suposto envolvimento com uma jogadora de futebol, celebrando o episódio e fazendo observações sobre a sexualidade das atletas. "Em uma roda de amigos, ele fala sobre ter ficado com uma jogadora de futebol. Ele usa a expressão ter marcado um gol porque, segundo ele, era difícil encontrar uma jogadora heterossexual", disse Leo Dias durante o programa.
Além das declarações, o jornalista exibiu uma gravação em que Samir Xaud aparece conversando com jogadoras e funcionárias da CBF. No vídeo, o presidente oferece presentes ou dinheiro às atletas que atingirem determinada meta de partidas. "Ai, meninas, tudo bem? Presidente falando. Estou aqui no futebol e, a partir de hoje, as meninas que jogarem quatro partidas por mês ou ganham um presente do presidente ou ganham um presente em dinheiro", diz Xaud no vídeo divulgado pelo programa.
O diretor de comunicações da CBF, Fábio Seixas, respondeu às acusações e classificou o vídeo como uma brincadeira interna. "Essa do vídeo é fácil de responder. É apenas uma brincadeira dele no grupo de WhatsApp dos funcionários da CBF. O pessoal joga futebol todas as quintas-feiras e ele está oferecendo uma premiação para as meninas irem jogar, porque poucas estavam indo ao futebol. Esse vídeo já circulou na internet meses atrás, não é novo", disse Fábio.
A denúncia, publicada na segunda-feira (15), também trouxe acusações de que Samir Xaud teria utilizado recursos da CBF para custear a viagem de uma suposta amante. O colunista havia antecipado anteriormente que revelaria bastidores envolvendo jogadores e dirigentes do futebol caso a Seleção Brasileira não apresentasse bom desempenho na Copa do Mundo de 2026.
Segundo a publicação, Camila Cristina Andrade, empresária do setor fitness e conterrânea de Samir Xaud, teria se hospedado em Nova York em uma reserva vinculada ao presidente da CBF. O portal afirma que Camila foi vista ao lado de Samir Xaud durante um jantar no restaurante Harry Cipriani, em Manhattan, e que os dois teriam deixado o local juntos em um veículo alugado à disposição do dirigente.
Ainda de acordo com a reportagem, a empresária ficou hospedada no hotel Hyatt Regency Grand Central entre os dias 2 e 10 de junho, com gastos de hospedagem que teriam somado R$ 59.424,81. Um dia após o retorno de Camila ao Brasil, Samir Xaud teria se encontrado com a esposa, Natalia, na Cidade do México. Em nota oficial, a CBF rejeitou as acusações de uso indevido de verbas. "A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) rejeita as informações de suposto uso indevido de verbas da entidade divulgadas pelo portal Léo Dias no dia de hoje. As despesas realizadas pela entidade são vinculadas exclusivamente às atividades institucionais da CBF e despesas particulares dos dirigentes são arcadas pelos próprios. A atual gestão da CBF tem como pilares a transparência, a responsabilidade administrativa e o compromisso com a integridade. A CBF reforça que permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional".