Neymar explica choro ao voltar à Seleção: "Gratidão"

Foto: Reprodução
Após 981 dias afastado, Neymar retornou à Seleção Brasileira na Copa 2026 e revelou os motivos da emoção ao fim da partida contra a Escócia
Neymar não conseguiu conter a emoção ao retornar ao gramado com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, após 981 dias afastado. O atacante entrou no segundo tempo da partida que garantiu a vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Ao fim do jogo, o jogador falou com a imprensa e explicou os motivos do choro que tomou conta dele durante e após a partida. Questionado sobre o que sentiu ao pisar no campo novamente, Neymar destacou a gratidão por poder seguir jogando enquanto ainda se recuperava de uma lesão. "Gratidão a Deus por viver esse momento de novo. Foram longos dias longe da Seleção Brasileira. Estava muito tempo fora, então é uma sensação diferente", analisou o craque.
O jogador também expressou a felicidade de voltar a disputar uma Copa do Mundo após três anos e agradeceu o apoio da torcida brasileira. "Estou muito feliz de voltar a jogar numa Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira depois de três anos. E [só tenho] a agradecer a todo o povo brasileiro que torceu, que incentivou, que me aprovou de alguma forma. Eu sei que não vou conseguir atender a todos, mas fica aqui a minha gratidão. E é isso, é melhorar cada vez mais pra ajudar a Seleção Brasileira", completou. Neymar revelou que a emoção o tomou ainda dentro de campo, enquanto aguardava o momento certo para entrar na jogada. "A emoção foi muito grande. Ali, na hora que eu estava ao lado do árbitro, a bola não saía, né? Ia para o escanteio, mas eu não queria mexer naquele momento, era perigoso. Então só ficou passando na cabeça as coisas que aconteceram comigo pra chegar até aqui. Tudo passa muito rápido", declarou o atleta.
A situação se intensificou quando Neymar avistou sua família nas arquibancadas. "Estava todo mundo ali chorando, feliz, sorrindo, pulando. Então, é uma mistura de sentimentos que vale a pena", pontuou. Sobre a próxima partida do Brasil, marcada para a segunda-feira (29) às 14h no horário de Brasília, Neymar admitiu que sua participação depende da decisão do técnico Carlo Ancelotti.
Em outro trecho divulgado pelo UOL, o craque falou sobre o período de afastamento e descreveu como têm sido os treinos. "Estou muito feliz de, após 3 anos, vestir a camisa da seleção mais uma vez. Estou bem fisicamente, graças a Deus. Foi ruim ficar esses dias parados, mas não fiquei totalmente parado. Estou há 25 dias treinando bastante para chegar nos jogos e estar bem. Então estou muito contente, muito feliz. Foi uma mistura de emoções quando entrei. Foram longos dias longe dessa camisa, longe da seleção, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui estar de volta", celebrou.
Neymar também elogiou o desempenho de Vini Jr. ao longo da competição. "Fico feliz pelo carinho da torcida e de todo mundo, mas mais feliz ainda por nossa equipe estar indo bem. Estou muito feliz pelo momento do Vini. Vini hoje é nosso principal jogador e está numa fase incrível, vem ajudando a gente, decidindo os jogos e isso é importante para nós. Foi o que falei, estou muito contente e agora é mata-mata, seguir vencendo para cumprir nosso objetivo final", cravou.
Em nova conversa com jornalistas, Neymar reforçou o papel fundamental da família nesse momento. "Foi uma mistura de sentimentos ali no final, porque acabei olhando pra minha família, pra todo mundo que estava ali. Meu pai estava chorando, então é difícil segurar as lágrimas", confessou. "Mas estou muito feliz, muito contente, porque eles sabem o que a gente passou pra estar aqui. Então, está todo mundo contente, emocionado. Enfim, tô muito feliz de ter voltado hoje", concluiu. Neymar não atuava pelo Brasil desde o dia 17 de outubro de 2023, em partida contra o Uruguai, quando sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, ficando sem convocação desde então. Chamado para a Copa de 2026, o camisa 10 não pôde disputar os dois primeiros jogos da fase de grupos devido à recuperação de uma ruptura parcial de fibras, estreando apenas na terceira rodada.