Minas Gerais lança plano de R$ 440 mi contra incêndios

Foto: CBMMG
Minas Gerais apresenta plano estadual de combate a incêndios florestais com investimento de R$ 440 milhões até 2031
O Governo de Minas Gerais lançou, nesta segunda-feira (8/6), o Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais (2026–2031). O documento estabelece diretrizes para a atuação integrada entre órgãos públicos, municípios e parceiros, com investimento total de R$ 440 milhões ao longo dos próximos cinco anos. Na mesma ocasião, o governador Mateus Simões (PSD) apresentou a edição 2026 do Programa Minas Contra o Fogo, etapa operacional do plano.
"Lançamos hoje um plano que vai cobrir o período de cinco anos de atuação, com um orçamento de R$ 440 milhões, distribuídos entre esforço humano, equipamentos, capacitação e tecnologia de monitoramento", destacou o governador.
Os recursos serão direcionados para a contratação de brigadistas, locação de veículos e aeronaves, fortalecimento da comunicação, manutenção da Força-Tarefa Previncêndio, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas de monitoramento.
A comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana Daldegan, explicou que o principal objetivo do plano é reduzir os danos causados pelos incêndios florestais e diminuir a extensão das áreas atingidas. "O nosso objetivo é conseguir diminuir a área queimada, para que, se caso o foco exista, o combate seja mais rápido e efetivo", afirmou.
O plano foi construído de forma integrada com instituições ambientais, Forças de Segurança, universidades, setor produtivo e sociedade civil. Entre as ações previstas está a instalação de oito Bases Operacionais Avançadas em Unidades de Conservação, incluindo uma nova base na Serra do Papagaio.
A iniciativa surge em um momento de crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas, que têm provocado estiagens mais prolongadas, temperaturas elevadas e eventos extremos em Minas Gerais. O plano busca aumentar a resiliência dos territórios mais vulneráveis e fortalecer o monitoramento em tempo real, com ferramentas como drones e a plataforma GeoFogo.
Além do combate direto ao fogo, o Governo de Minas Gerais reforça as ações de prevenção por meio da Operação Alerta Verde, da formação de brigadistas e de cursos especializados. A estratégia consolida a governança interinstitucional e estabelece metas, indicadores e responsabilidades compartilhadas até 2031.