Grupo Anchieta tem prejuízo de R$ 21 mi em incêndio

Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Incêndio destruiu 27 ônibus do Grupo Anchieta em BH; veículos não tinham seguro e Polícia Civil investiga possível origem criminosa
Um incêndio destruiu uma garagem de ônibus do Grupo Anchieta em Belo Horizonte, causando a perda total de 27 veículos e danos parciais em outros cinco. O prejuízo financeiro foi estimado em aproximadamente R$ 21 milhões, conforme informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). O caso ocorreu no domingo (7), no bairro Dom Cabral, na Região Noroeste da capital mineira.
Segundo comunicado do sindicato, os veículos destruídos pertenciam ao Consórcio Pedro II e não contavam com cobertura de seguro. O SetraBH explicou que esse tipo de proteção não está disponível no mercado para o setor. "É importante esclarecer que os veículos não possuíam cobertura de seguro. No setor de transporte público, não há oferta no mercado para seguro total de veículos dentro dos pátios das garagens. A cobertura de seguro disponível e contratada pelas empresas restringe-se, exclusivamente, a danos contra terceiros (acidentes e danos pessoais)", disse o sindicato.
Apesar das perdas, medidas foram tomadas para garantir a continuidade dos serviços de transporte público à população. "A operação foi normalizada com a introdução de veículos seminovos (anos de fabricação 2020, 2021 e 2022), garantindo a manutenção da regularidade da prestação do serviço de transporte público à população", acrescentou o SetraBH. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que investiga o caso e não descarta a hipótese de origem criminosa para o incêndio.
"Tão logo acionada, a PCMG deslocou para o local dos fatos equipe da perícia oficial, bem como policiais civis, que realizaram a coleta de vestígios e informações preliminares para subsidiar os trabalhos de polícia judiciária", disse a corporação. As investigações estão a cargo do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA). O órgão afirmou que "segue realizando todas as diligências necessárias à elucidação do caso e, até o momento, não descarta nenhuma linha investigativa", mantendo em aberto todas as possibilidades sobre a causa do sinistro que afetou a frota do Grupo Anchieta.