Amigo da vítima confessa participação em estupro coletivo em Contagem

Violência doméstica e sexual com cenários de agressão física e tentativa de estupro
Mensagens do "melhor amigo" da vítima de 17 anos revelam confissão de participação no estupro coletivo ocorrido em Contagem, na Grande BH
Mensagens revelam que o rapaz apontado como o "melhor amigo" de uma adolescente de 17 anos, vítima de um estupro coletivo ocorrido durante um churrasco em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confessou participação na violência sexual.
No diálogo enviado horas após o crime, o garoto, também de 17 anos, detalha a dinâmica do abuso, cita nominalmente os outros três envolvidos e assume a responsabilidade do grupo: "Todos somos culpados".
O crime aconteceu após um churrasco entre conhecidos na última sexta-feira (12/6). Quatro rapazes são os principais suspeitos. A proximidade dos envolvidos com a família era tanta que a mãe da vítima revelou que eles "frequentavam minha casa com frequência".
A reportagem de O TEMPO teve acesso, nesta quarta-feira (17/6), às mensagens enviadas por um dos suspeitos à garota. O adolescente assume a gravidade do ato e detalha a dinâmica do abuso. No texto, ele chega a fazer a ressalva de que um dos envolvidos "não encostou" na vítima, mas reconhece que a omissão não diminui a gravidade: "Todo mundo foi culpado ali. Não existe isso", completou.
Ainda por mensagem, o rapaz relata a cronologia do abuso, apontando quem iniciou a violência, qual foi o segundo a intervir e admitindo que ele participou na sequência. Ele tenta justificar o comportamento alegando o consumo de bebidas alcoólicas. "Não acho certo. Em momento algum, mas na hora com álcool na cabeça você nem percebe a merda que está acontecendo. De verdade, me desculpa. Eu sei a gravidade de tudo isso. Eu sei o quão grave isso é. Por isso estou botando a cara a tapa para conversar sobre. Pra gente poder explicar as coisas. É isso", escreveu.
Em outro trecho do diálogo, o jovem afirma que não tem o direito de ser desculpado. "Não vou pedir para me desculpar, porque eu não mereço. Eu só quero que entenda que eu [estou sofrendo] muito por isso. Tanto por mim quanto pelos outros que estavam comigo", escreveu.
"Nojo de nós"
Ao ser confrontado pela vítima de que ele teria sido o único do grupo a procurá-la após o estupro coletivo, o adolescente afirmou que incentivou os demais a fazerem o mesmo. Segundo ele, os outros também estariam abalados com a repercussão do caso, embora reconheça que qualquer sofrimento deles é injustificável diante da dor da vítima. "Não estou defendendo, mas eles estão sentidos com tudo isso que aconteceu também. Sei que do nosso ponto de vista, a gente realmente não deveria sentir nada além de nojo de nós mesmos", escreveu o rapaz.
As mensagens foram encaminhadas às autoridades e devem auxiliar nos trabalhos investigativos. Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um procedimento para apurar a ocorrência de estupro registrada no município da Grande BH. "Devido à natureza sigilosa da investigação, a instituição ressaltou que outras informações serão repassadas apenas em momento oportuno", concluiu a corporação.