Cruzeiro retoma os treinos para o segundo semestre

Foto: Celo Gil/Cruzeiro
Pela primeira vez na temporada, o Cruzeiro terá um mês sem jogos oficiais para se preparar para a sequência do Brasileirão
O Cruzeiro retomou suas atividades nesta segunda-feira (22) na Toca da Raposa II, após as férias de meio de ano de 2026. Pela primeira vez na temporada, o clube terá um mês inteiro sem jogos oficiais para treinar e se preparar para a sequência do campeonato. O próximo compromisso oficial da Raposa está marcado para o dia 22 ou 23 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, o time azul viaja ao Rio Grande do Sul para enfrentar o Internacional pela 19ª rodada do Brasileirão. Com isso, o Cruzeiro completa um mês inteiro sem disputar partidas oficiais, algo inédito na temporada 2026. Este cenário ainda não havia se repetido ao longo do ano. Por conta das mudanças no calendário do futebol brasileiro e da realização da Copa do Mundo, os jogadores reservas do elenco se reapresentaram já no dia 2 de janeiro. Apenas oito dias depois, no dia 10, precisaram entrar em campo para a estreia no Campeonato Mineiro 2026, restando pouquíssimo tempo de preparação.
No caso dos jogadores titulares, a reapresentação aconteceu no dia 5 de janeiro, com o primeiro jogo sendo disputado no dia 17. O time principal contou com apenas 12 dias de preparação antes da estreia na temporada. Depois disso, o Cruzeiro teve somente mais um intervalo entre as partidas. Essa pausa durou oito dias, entre 22 de março e 1º de abril. Após esse período, o time azul entrou em uma maratona de jogos a cada três dias, disputando três competições simultaneamente: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.
Será também a primeira oportunidade para o técnico Artur Jorge trabalhar com o elenco por mais de uma semana seguida. Desde que chegou ao Cruzeiro, o maior intervalo sem jogos que o treinador teve para trabalhar com a equipe foi justamente entre os dias 25 de março e 1º de abril, logo após sua chegada à Toca da Raposa II.