Mais de 200 crianças são retiradas de escola em BH após incêndio em lote vizinho

Incêndio ao lado de escola faz cerca de 200 alunos serem retirados de salas de aula às pressas em BH — Foto: CBMMG/Divulgação
Focos foram debelados e ninguém ficou ferido; duas funcionárias apresentaram dificuldade respiratória e foram atendidas no local
Um incêndio em vegetação na tarde desta quinta-feira (25) na rua Zélia Jacinta da Costa, no bairro Jardim Vitória, Região Nordeste de Belo Horizonte, assustou a comunidade escolar e provocou a evacuação emergencial de aproximadamente 200 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Maria. A instituição fica ao lado do terreno onde as chamas tiveram início.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h30 e enviou três viaturas do 3º Batalhão para combater o fogo, que se espalhou rapidamente pela vegetação seca do lote vizinho à unidade de ensino. As chamas não chegaram a atingir a escola, mas a densa fumaça invadiu as salas de aula, exigindo a retirada imediata dos estudantes e profissionais.
Segundo a administração municipal, a equipe escolar entrou em contato com os pais e responsáveis para que buscassem as crianças assim que a evacuação foi concluída. A Guarda Municipal e a Polícia Militar também prestaram apoio na ocorrência, auxiliando no controle do fluxo de pessoas e na segurança da via.
Atendimento médico e situação das vítimas
Apesar do susto, nenhuma criança ou adulto sofreu ferimentos causados diretamente pelo fogo. No entanto, a fumaça gerou desconforto entre os presentes. Adultos e crianças reclamaram de ardor nos olhos. Duas funcionárias da escola apresentaram dificuldade respiratória e foram atendidas pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros no próprio local. Após avaliação, ambas passaram bem e não necessitaram ser encaminhadas a unidades de saúde.
Aulas suspensas e próximos passos
As atividades da EMEI Vila Maria foram suspensas ainda nesta quinta-feira. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a decisão sobre a retomada das aulas na sexta-feira (26) depende de uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros, que avaliará as condições de segurança do entorno e a qualidade do ar na região.
Os bombeiros conseguiram debelar todos os focos de incêndio ainda durante a tarde. As causas do fogo serão investigadas. A orientação das autoridades é para que moradores da região evitem permanecer em áreas com grande concentração de fumaça e mantenham portas e janelas fechadas até que o ambiente seja completamente ventilado.