CBF nega acusações contra Samir Xaud

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Entidade rejeita denúncias de uso indevido de verbas para custear viagens de duas mulheres ligadas ao presidente
A CBF emitiu um posicionamento oficial rejeitando as acusações publicadas pelo portal LeoDias contra o presidente Samir Xaud. Segundo o portal, Xaud teria utilizado recursos da entidade para custear viagens internacionais e despesas pessoais relacionadas a uma empresária de Roraima. De acordo com a reportagem, Camila Cristina Andrade, empresária do setor fitness e conterrânea de Xaud, teria ficado hospedada em Nova York em uma reserva vinculada ao presidente da CBF.
O portal afirma que Camila foi vista ao lado de Samir Xaud durante um jantar no restaurante Harry Cipriani, em Manhattan, e que, após o encontro, os dois teriam deixado o local em um veículo alugado que estava à disposição do dirigente durante sua estadia na cidade. Em nota oficial, a entidade negou qualquer irregularidade: "A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) rejeita as informações de suposto uso indevido de verbas da entidade divulgadas pelo portal Léo Dias no dia de hoje. As despesas realizadas pela entidade são vinculadas exclusividade às atividades institucionais da CBF e despesas particulares dos dirigentes são arcadas pelos próprios. A atual gestão da CBF tem como pilares a transparência, a responsabilidade administrativa e o comproisso com a integridade. A CBF reforça que permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional."
Segundo a reportagem, Camila Andrade ficou hospedada no hotel Hyatt Regency Grand Central entre os dias 2 e 10 de junho, com gastos de hospedagem que teriam somado R$ 59.424,81. O portal acrescenta ainda que, um dia após o retorno da empresária ao Brasil, Samir Xaud se encontrou com a esposa, Natalia, na Cidade do México.
O portal LeoDias também afirma que o episódio não seria isolado. Segundo a publicação, em dezembro do ano passado, a influenciadora digital e farmacêutica Tamires Fernandes Barcellos teria viajado do Rio de Janeiro para Doha, no Catar, para acompanhar a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e PSG. De acordo com a reportagem, os gastos relacionados à viagem incluíram passagens aéreas em classe executiva da Emirates e hospedagem no hotel The Ritz-Carlton Doha entre os dias 15 e 19 de dezembro.
A reserva teria sido feita em nome da influenciadora, mas a cobrança da hospedagem, no valor de R$ 17.424, teria sido direcionada à CBF. Ainda segundo o portal, Tamires teve acesso à área VIP do evento e assistiu à decisão ao lado de familiares e acompanhantes de jogadores do Flamengo, entre eles a influenciadora Karoline Lima, apontada como atual namorada do zagueiro Léo Pereira.
O portal LeoDias divulgou ainda um vídeo que teria circulado em grupos de WhatsApp da CBF, no qual o presidente Samir Xaud manda uma mensagem às jogadoras da entidade. No vídeo, ele diz: "Ei meninas, tudo bem? Presidente falando e a partir de hoje as meninas que jogarem quatro futebol por mês no final do mês, ou ganham presente do presidente ou ganham um presente em dinheiro. Aí fica com vocês. Isso tudo para estimular o futebol feminino até a Copa do Mundo de 2027. Beijo."
Sobre o vídeo, Fábio Seixas, diretor de comunicação da CBF, enviou uma resposta ao portal com o seguinte conteúdo: "Essa do vídeo é fácil de responder. É apenas uma brincadeira dele no grupo de WhatsApp dos funcionários da CBF. O pessoal joga futebol todas as quintas-feiras e ele está oferecendo uma premiação para as meninas irem jogar, porque poucas estavam indo ao futebol. Esse vídeo já circulou na internet meses atrás, não é novo." A CBF não se pronunciou de forma específica sobre os dois casos de supostos gastos com as influenciadoras, limitando-se à nota geral de rejeição às acusações publicadas pelo portal.