Brasil pode reencontrar antigos algozes apenas em uma eventual final da Copa

Jogadores comemoram gol do Brasil - Rafael Ribeiro / CBF
França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia estão no lado oposto da chave e só podem enfrentar o Brasil na final
A Seleção Brasileira inicia sua caminhada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 na próxima segunda-feira (29), quando enfrenta o Japão pelos 16 avos de final.
Um detalhe curioso chama a atenção no possível trajeto da Amarelinha até a grande decisão: todos os países que eliminaram o Brasil em Copas do Mundo desde o pentacampeonato estão do lado oposto do chaveamento.
Desde a conquista do penta, em 2002, o Brasil foi eliminado por França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e Croácia (2022). Nesta edição, porém, todas essas seleções ficaram na outra metade da chave e só poderão reencontrar o Brasil em uma eventual final.
Relembre as últimas eliminações do Brasil
Depois do título de 2002, o Brasil chegou ao Mundial de 2006 com uma equipe repleta de craques. A trajetória, porém, terminou nas quartas de final, quando a França venceu por 1 a 0, com gol de Thierry Henry.
Em 2010, na África do Sul, os holandeses venceram por 2 a 1, de virada, também nas quartas de final, em partida marcada por falhas defensivas e pela expulsão do volante Felipe Melo.
Quatro anos depois, aconteceu um dos episódios mais traumáticos da história da Seleção. Na semifinal disputada no Mineirão, a Alemanha aplicou a maior derrota do Brasil em Copas do Mundo: 7 a 1.
Na Copa de 2018, na Rússia, o Brasil foi eliminado pela Bélgica, novamente nas quartas de final. A derrota por 2 a 1 veio após um primeiro tempo dominado pelos belgas, que abriram vantagem e resistiram à pressão brasileira na etapa final.
A eliminação mais recente ocorreu na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Croácia venceu nos pênaltis por 4 a 2, nas quartas de final.
Possível caminho do Brasil até a final
Se vencer o Japão na segunda-feira, o Brasil enfrentará nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Noruega e Costa do Marfim.
Caso avance, poderá medir forças nas quartas de final com México, Equador, Inglaterra ou RD Congo.
Se chegar às semifinais, fase que não disputa desde a Copa de 2014, a Seleção poderá enfrentar a atual campeã mundial, a Argentina. Cabo Verde, Austrália, Egito, Suíça, Colômbia e Gana também surgem como possíveis adversários nessa fase.
Todos os algozes históricos do Brasil desde o penta, no entanto, só poderão aparecer no caminho da Amarelinha em uma eventual decisão do torneio.