Atlético termina semestre com menos de 50% de aproveitamento

Atlético durante duelo na Arena MRV • Pedro Souza/Atlético
Com 47,7% de aproveitamento e 37 jogos disputados, o Atlético encerra o primeiro semestre em nível intermediário, segundo Eduardo Domínguez
O primeiro semestre do Atlético foi marcado pela "média". Como destacou o técnico Eduardo Domínguez, a equipe se encontra em um nível intermediário em relação aos principais clubes do país. Essa avaliação se reflete nos números registrados pelo Galo ao longo da primeira metade da temporada de 2026. Até a pausa para a Copa do Mundo, as principais estatísticas da equipe ajudam a explicar o desempenho alvinegro até aqui.
O aproveitamento geral do Atlético no primeiro semestre foi de 47,7%. O Galo disputou 37 partidas somando Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, com 14 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Os números ofensivos e defensivos também traduzem a campanha "mediana" da equipe. Ao longo do período, o Atlético marcou 50 gols, com média de 1,35 por partida, e sofreu 42, o equivalente a 1,14 gol sofrido por jogo.
Além disso, o time balançou as redes em 26 dos 37 jogos disputados, o que corresponde a cerca de 70% das partidas. Defensivamente, foi vazado em 29 compromissos, número que representa aproximadamente 78% dos jogos no primeiro semestre.
A maior sequência invicta do Atlético nos primeiros seis meses da temporada aconteceu logo no início do ano. O Galo ficou sete partidas sem perder, mas transformou apenas duas delas em vitória, acumulando cinco empates no período. Por outro lado, a equipe também não viveu longas sequências de derrotas. A maior sequência negativa foi de apenas dois jogos consecutivos, marca registrada em duas oportunidades diferentes ao longo do semestre. Em ambas, o Atlético conseguiu se recuperar com uma vitória na partida seguinte.
Entre os resultados mais expressivos, a maior goleada aplicada pelo time ocorreu no Campeonato Mineiro, quando o Atlético venceu o Itabirito por 7 a 2, em uma atuação marcada por um hat-trick de Hulk. Já no Campeonato Brasileiro, o triunfo mais elástico foi o 4 a 0 sobre a Chapecoense, fora de casa, pela nona rodada. Em contrapartida, o Atlético também sofreu uma das derrotas mais duras da temporada diante de sua própria torcida. Pela 13ª rodada do Brasileirão, a equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Flamengo, na Arena MRV.
A Arena MRV segue sendo a principal fortaleza do Atlético desde sua inauguração, em 2023, e no primeiro semestre desta temporada o cenário se manteve. Jogando diante de sua torcida, o Galo voltou a apresentar um desempenho sólido e difícil de ser superado. Ao todo, a equipe disputou 17 partidas como mandante no período e sofreu apenas uma derrota. Foram nove vitórias, sete empates e um aproveitamento de 66,7%, números que reforçam a força atleticana atuando em casa. O conjunto de estatísticas do primeiro semestre retrata um Atlético em construção, com desempenho irregular fora de casa, mas consistente na Arena MRV, e que ainda busca elevar seu nível para brigar de igual para igual com os clubes de maior destaque no cenário nacional.