Uberlândia se torna capital temporária de Minas Gerais
Ação faz parte do programa Governo Presente

Uberlândia se torna capital temporária de Minas Gerais
Cidade do Triângulo Mineiro será sede do governo estadual entre quinta e sábado durante agenda do programa Governo Presente e realização da Femec
Por decreto do governador Mateus Simões (PSD), Uberlândia se tornará a primeira capital transitória de Minas Gerais, assumindo simbolicamente o posto de Belo Horizonte entre quinta-feira (26/3) e sábado (28/3). A mudança coincide com a realização da Femec, importante feira do agronegócio mineiro, e faz parte da agenda do programa Governo Presente.
A escolha de Uberlândia foi justificada pelo governador como um reconhecimento ao desenvolvimento recente da cidade. “É a cidade que mais impressiona pelo que aconteceu nos últimos anos, um exemplo para ser seguido pelo estado inteiro”, afirmou Simões. O governador também destacou que a feira Femec oferece “uma oportunidade de estar com mais gente, ver as coisas acontecendo, ver a economia da região pulsando”.
A iniciativa tem como objetivo principal demonstrar que o governo estadual não se concentra apenas na capital tradicional. Simões ressaltou que “mais de 75% da população de Minas está fora da Região Metropolitana” e que ele e Romeu Zema (Novo), que renunciou para focar em sua pré-campanha presidencial, não foram “eleitos para ser governadores de Belo Horizonte”.
Durante o período como capital transitória, Uberlândia receberá:
* Uma feira de serviços com emissão de documentos, incluindo carteira de identidade e outros atendimentos ao cidadão
* Anúncios importantes na área de segurança pública, com entrega de “bloqueadores de celulares para as penitenciárias”
* Novos equipamentos para as forças de segurança, incluindo armamento “moderno e novo” para a polícia
* Rádios comunicadores para o Corpo de Bombeiros
* Agendas específicas voltadas ao agronegócio durante a Femec
A iniciativa das capitais transitórias busca, segundo o governador, “valorizar o interior e lembrar onde é que está cada mineiro, onde as coisas acontecem e onde os serviços têm que chegar”, demonstrando um esforço de descentralização administrativa do estado.